terça-feira, 22 de abril de 2008

Espaço Cultural (atualizado)

O Espaço Cultural é o projeto-mãe da FAIAH. Um espaço físico que desenvolve suas próprias ações assim como recebe e dá corpo à outros projetos e ações, seja da própria FAIAH, das frentes de Labor ou de parceiros. Hoje o Espaço divide-se em três partes: Espaço Cultural, Ponto de Distribuição e Escritório. Sendo que o mesmo começou a funcionar com eventos esporádicos, até que em dezembro de 2007 recebeu sua primeira programação mensal, que é atualizada e diversificada a cada mês, dividida em programas, projetos e eventos, sendo eles:

GEV – GRUPO DE ESTUDOS E VIVÊNCIAS
Quartas das 19h às 21h com módulos alternados
Estes encontros têm como foco, o estudo e aprofundamento em temas específicos, troca de experiências e vivências, possibilitando assim a construção do conhecimento, sem necessariamente ter um especialista no assunto.

Prout
PROUT ou Teoria de Utilização Progressiva é uma teoria sócio-econômica desenvolvida em 1959 pelo filósofo indiano Prabhat Rainjan Sarkar (1921-1990). PROUT é uma filosofia que sintetiza as dimensões físicas, mentais e espirituais da natureza humana. E descreve uma alternativa aos paradigmas sócio-econômicos do capitalismo e comunismo.

Produção Cultural
Um estudo sobre tudo o que envolve a produção cultural, desde definição de cultura e organização à produção de eventos e captação de recursos. Fomentando o protagonismo, a auto-gestão e multiplicação de novas frentes e agentes.

CURSOS E OFICINAS

“Quem forma se forma e re-forma ao formar e quem é formado forma-se e forma ao se formar” Paulo Freire

Engloba o estágio de formação e capacitação de novos quadros, sujeitos e agentes. Onde buscamos agregar agentes, já experientes, de entidades parceiras e da própria FAIAH, fortalecendo o processo de multiplicação e a relação em rede, que nesse momento recebe uma atenção especial. Tendo, as 5 Oficinas: Mídia Ativista, Musica, Teatro, Graffiti e Práticas Sustentáveis (dividida em 4 módulos: Alimentação, Permacultura, Hortas Verticais e Produtos de Limpeza e Higiene) duração de 6 meses (de Junho à Novembro) e 20 vagas cada oficina e módulos, somando assim 160 vagas totais

Mídia Ativista (Robson - Movimento Humanista)
sábados das 9h às 12h
Zines, Rádios comunitárias, rádios escolares, tvs de baixo alcance, produção de conteúdo multimídia, produção de documentários e videodebates são alguns dos temas abordados nessa oficina, que pretende gerar espaços onde esse tipo de conteúdo seja produzido, de forma crítica, simples, rápida e com baixo custo, empregando uma técnica conhecida como Reapropriação Tecnológica. Combatendo assim, a produção de lixo tecnológico e o consumo excessivo de novas tecnologias.

Teatro (Thalita Molina)
Domingos das 13h às 14h30 e das 14h30 às 16h
As aulas são compostas por aquecimento, estudo da arte, prática e relaxamento. Através das dinâmicas o aluno desenvolve sua agilidade, concentração, dicção, corpo presente, percepção espacial e respiração correta, aumentando bastante a sua auto estima e confiança. Possibilitando a experimentação através do próprio corpo, assim como a expressão de seus sentimentos.

Música (Praddipa - Semente Una)
sábados das 15h às 16h30
Essa oficina não ter por objetivo ensinar a tocar instrumentos musicais mas sim explorar sonoridades através de intrumentos, voz e outros. Música está no violão, no pandeiro, na bateria, no rádio e na televisão. E também está na natureza, no silêncio, nos objetos de sua casa, no bate-papo com seu amigo e até no seu corpo. Música é rap, pagode, samba, axé e black. E também é MPB, bossa, tango, afro, erudita, indígena e muito mais. Música tem a ver com seu dia-a-dia e com sua cultura. É, também, uma forma de você falar para as pessoas sobre o que você gosta e em que você acredita. E o principal: é algo muito divertido! No final, cada participante vai ter criado sua própria peça sonora.

Oficina de Graffiti (Rim Chiarada)
sábados das 13h às 14h30
Tem por finalidade explorar não só a história do graffiti e suas vertentes, ou então noções básicas de desenho e pintura, mas principalmente a capacidade de percepção do meio-ambiente e suas relações, o fazer-artístico do “artista igual pedreiro', e a expanção da consciência crítica. A arte como meio de desenvolvimento humano e ferramenta para entender a si próprio, o outro e o meio.

Práticas Sustentáveis
domingos das 9h às 12h com módulos alternados
Abordará noções práticas de sustentabilidade (desenvolvimento que não compromete o futuro). Práticas simples no dia-a-dia que diminuem o impacto sobre o meio-ambiente e podem amenizar o aquecimento global e melhorar a qualidade de vida na Terra. A oficina está divida em 4 módulos: Hortas verticais, Alimentação, Produtos de limpeza e Permacultura.

-Alimentação (Márcia Luz -OCA/SVB)
dias 08 e 22/jun, 06 e 20/jul e 03 e 17/ago
Esse módulo visa munir os participantes com conhecimentos teóricos e práticos relativos à alimentação saudável (em termos nutricionais), Sustentável (que respeita o meio ambiente) e ética (que respeita os animais), além de fomentar e pôr em prática o consumo ético, justo e consciente.

-Produtos de Limpeza e Higiene (Heitor Hermann - Faiah)
dias 15 e 29/jun, 13 e 27/jul e 10 e 17/ago
Esse módulo tem o intuito de levar ao público questões práticas e simples de grande impacto ambiental e social, gerando reflexões a respeito dos diversos produtos utilizados diariamente na limpeza, doméstica ou profissional, buscando substituir esses industrializados por outros com base em receitas caseiras, sendo assim, mais baratos e ecologicamento corretos.

-Permacultura (Ana Terra)
Abordará o Universo da Permacultura de modo geral: princípios e contextos com enfase nas práticas urbanas cotidianas. A captação e utilização da água, energia, alimentação e construções. Assim como a confecção de alguns itens sustentáveis, por exemplo um desidratador de alimentos, incorporando e efetivando assim a prática sustentável. Levando em conta que as culturas permanentes fecham um ciclo de conhecimentos, expandindo os horizontes daqueles que entram em contato com suas diferentes técnicas aplicadas.

-Hortas Verticais (Fernanda Gonçalves)
Esse módulo tem o intuito de levar ao público a compreensão sobre as possibilidades de se ter espaços sustentáveis, até nos mais pequenos lugares urbanos, incentivando os indivíduos ao cultivo de hortas orgânicas caseiras, de forma Vertical, maximizando a utilização dos espaços e da produção de alimentos, saudáveis e economicamente viáveis.

ENCONTROS / DEBATES / PALESTRAS

EXPOSIÇÕES
Produção 1º sábado e Vernissagem 1º domingo às 18h

Espaço para mostras, individuais ou coletivas, de artes-visuais (principalmente Graffiti), com possibilidade de venda das obras e duração de 1 mês. Os artistas serão convidados e previamente escolhidos por uma curadoria formada por agentes da “Plástica.Mente”. Esta ação será sempre no primeiro fim-de-semana de cada mês, tendo o sábado para a produção e no domingo a vernissagem acontecerá como abertura do sarau, onde o artista falará de sua obra e seu processo criativo seguido de um coquetel vegan.

Sarau multicultural: aTUAção livre
1º domingo das 18h às 21h
Espaço aberto para manifestações artísticas e espirituais, como ler poemas e textos/livros instrutivos, cantar e tocar músicas, mantras, hinos e louvores, danças circulares e kiirtans, meditação, interverções cênicas e visuais e tudo o mais que possa surgir em busca da livre expressão individual e coletiva em comunhão com o todo.

Chá Cultural
2º domingo às 19h
Um encontro para troca de informações sobre algum tema relacionado à educação, o lazer, a arte, o labor, o sistema sócio-econômico, a visão de mundo, enfim, tudo aquilo que o homem produz ou que faça parte da condição humana e nele está envolvido. Ao final do encontro é servido chá com pão integral ou biscoitos.

Livroamente
3º domingo às 19h
Esta ação tem como foco discutir temas baseados em obras literárias, assim como, seu caráter histórico e artístico, fomentando a importância de uma boa leitura como base para a expansão mental.

CINEMA
toda sexta às 19h30

Exibições de vídeos, filmes e documentários, seguido por um bate-papo sobre os aspectos técnicos e artísticos, assim como o tema abordado, sempre linkado com nossos princípios e selecionados conforme uma temática mensal.

BIBLIOTECA
em fase final de catalogação

Aberta diariamente e com caráter comunitário, tem como intenção fomentar a construção do conhecimento, por meio de diferentes temas e principalmente ligados à nossa missão. Portanto, o acervo contará com alguns livros de cada segmento dos conhecimentos gerais e uma maior quantidade de títulos sobre Espiritualidade, Meio-ambiente, Saúde, Filosofia, Arte, Política e Cultura. Sendo os mesmos, divididos em duas categorias: Fixos e Móveis. Quanto ao empréstimo, Membros da Faiah, Parceiros e Associados poderão levar qualquer livro Móvel tendo um prazo de devolução de 7 dias podendo ser renovado. Caso haja vencimento do prazo, será cobrada uma multa de 1 real/dia até a devolução do mesmo. O público não-associado poderá ter acesso aos mesmos apenas dentro do espaço. A categoria Fixo estará disponível para empréstimo, apenas para membros e com prazo de 4 dias para devolução, seguindo o mesmo padrão de renovação e multa.

Nenhum comentário: